O que é inovar?

Inovar é construir soluções novas ou significativamente melhores do que as opções disponíveis no mercado: soluções que entregam mais valor ao usuário e que geram ganhos excepcionais para a empresa.

Com que propósito?

Para atender melhor as necessidades dos clientes e usuários, do mercado, da sociedade ou da empresa.

Como se faz?

Equação da inovação

Combinando-se, de forma não convencional, recursos tangíveis e intangíveis disponíveis e dispersos na sociedade: capital, equipamentos, instalações, tecnologias, conhecimento, informações, ideias, knowhow, entre outros.


Inovar é gerar valor.

A inovação é uma atividade de geração de valor com foco no usuário: quanto mais valor a empresa entrega à sociedade, mais valor ela captura para si e mais recursos passa a ter para investir na geração de outras inovações. É nesse ciclo virtuoso que o JOIN insere sua empresa!

Inovação gera valor

Mas lembre-se: para gerar valor significativo, a inovação deve incorporar os princípios da sustentabilidade. Uma empresa inovadora sustentável é economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e fortemente antenada nas questões culturais.


Tipos de inovação*


  • Inovação de produto – produto novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos.
  • Inovação de serviço – serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características.
  • Inovação de processo – método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado, incluindo mudanças significativas em técnicas, logística, fonte de matéria-prima, equipamentos e/ou softwares.
  • Inovação de marketing – mudanças significativas no design do produto ou da embalagem, na identidade visual da empresa ou do produto, no posicionamento do produto no mercado, nos canais de distribuição, na promoção dos produtos ou na fixação de preços, abertura de novos mercados, entre outros.
  • Inovação organizacional – novas práticas de negócios e novos métodos na organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho


tipos de inovação

*Fonte: Manual de Oslo. Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE).2004. Disponível em http://download.finep.gov.br/imprensa/manual_de_oslo.pdf