Inovação Aberta

Por mais competências e recursos que uma empresa detenha, a velocidade da criação de conteúdo e conhecimento na nossa sociedade exige que ela integre diferentes atores em seu esforço de inovação: clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, universidades, institutos de pesquisa etc.

Fazer Inovação Aberta é integrar atores externos na atividade de inovação da empresa, transformando-a em um sistema aberto, alimentado por ideais e tecnologias que surgem dentro e fora da empresa e que podem ser incorporadas em diferentes estágios dos projetos de inovação.

E não é só isso! A Inovação Aberta propõe também que se busque diversificar as aplicações e os canais de distribuição das inovações, abrindo-se novos mercados para a inovação.

Na Inovação Aberta, a empresa combina recursos internos e externos em parcerias e redes que definem um novo modelo de negócio, uma nova forma de criar e apropriar valor para a organização.

Veja, a seguir, diferentes atores da dinâmica da Inovação Aberta que podem enriquecer a atividade de inovação da sua empresa.


AMBIENTES DE Crowdsourcing

Crowdsourcing é a prática de se propor o desenvolvimento de soluções inovadoras a um grande número de pessoas, geralmente reunidas em comunidades na Internet. A prática de Crowdsourcing permite combinar as competências e ideias de multidões de voluntários que, por iniciativa própria, contribuem para a superação de desafios de diferentes naturezas e graus de complexidade.

Site que promove a competição entre alunos de graduação, pós-graduação e jovens profissionais pela solução de problemas e desafios apresentados por empresas e organizações diversas.

Site que aproxima organizações demandantes de solução para problemas complexos de uma comunidade global de profissionais interessados em enfrentar e superar os desafios.

Fundação voltada a incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos de diversas naturezas, pela via da distribuição de prêmios.

A ASAP.me é uma plataforma que agrega Crowdsoursing, Open Innovation e Crowdfunding, possibilitando a inversão do modelo padrão de inovação, de dentro das empresas para fora, utilizando a multidão como um recurso amplo no desenvolvimento de um novo produto/serviço.


Ambientes de Co-criação

Plataformas digitais em que uma comunidade de pessoas com espírito investigativo e empreendedor desenvolve conjuntamente produtos inovadores, colaborando na concepção e validação da ideia, avaliando preço e propondo formas de comercialização das novidades.



Ambientes de Crowdfunding

Ambientes de financiamento coletivo de projetos criativos.