Conceitos JOIN

O JOIN combina e articula abordagens atuais em gestão da inovação: conceitos e práticas que vêm sendo aplicadas por empresas líderes de mercado nos quatro cantos do mundo. Inovação Aberta, Cultura de Inovação, Modelagem de Negócio, Design Thinking, Inteligência de Negócio e Jogos de Inovação são alguns temas que compõem a base conceitual da Solução JOIN. Visite as pastas do JOIN e conheça melhor o conteúdo!

  • fundamentos

    ESPAÇO DOS CONCEITOS

    Espaço dedicado à apresentação dos pilares conceituais da Solução JOIN: o conceito e os tipos de inovação; diferentes modelos de gestão da inovação - do modelo baseado em ciência à Inovação Aberta e às Redes de Inovação; o alinhamento entre inovação e sustentabilidade; e os Sistemas de Inovação.

  • arena

    ESPAÇO DO CONHECIMENTO

    Espaço dedicado à gestão de conhecimento na empresa e à promoção da inteligência do negócio por meio da estruturação de ambientes físicos e digitais que dinamizam a comunicação e a colaboração na atividade de inovação.

  • regras

    ESPAÇO DO CONSENSO

    Espaço dedicado à construção da agenda de inovação da empresa: definição de estratégias, modelos de negócio e políticas que facilitam a realização do propósito, dos objetivos e metas da organização pela via da inovação.

  • time

    ESPAÇO DAS PESSOAS

    Espaço dedicado à gestão do desenvolvimento e do engajamento das pessoas na atividade de inovação.

  • jogo

    ESPAÇO DA INOVAÇÃO

    Espaço dedicado ao processo de inovação: o conjunto de atividades articuladas e interdependentes que aceleram o desenvolvimento e a introdução de inovações no mercado.

  • placar

    ESPAÇO DO CONTROLE

    Espaço dedicado aos sistemas de monitoramento e avaliação do esforço de inovação da empresa.

 

Processo JOIN de inovação

O processo de inovação é o conjunto de atividades articuladas e interdependentes que aceleram o desenvolvimento e a introdução de inovações no mercado. O processo é composto por seis etapas, todas elas fontes importantes de oportunidades para novas inovações.  

processo gestão da inovação

CONCEBER
Identificar oportunidades de inovação e criar soluções inovadoras de alto valor para os consumidores / usuários.
MODELAR
Estudar a viabilidade técnica e econômica da potencial inovação. Definir o modelo de negócio. Detalhar as atividades necessárias para se entregar a inovação ao consumidor / usuário, gerando o máximo valor possível para a sociedade e a empresa.
EXECUTAR
Acompanhar, controlar e ajustar a execução do projeto, de forma a assegurar que a inovação seja implementada de forma eficiente, conforme especificações, prazo e custo planejados.
IMPLEMENTAR
Comunicar e entregar a inovação ao mercado, explicitando seu valor e estimulando a demanda.
APERFEIÇOAR
Estreitar o relacionamento com os clientes / usuários, buscando avaliar os impactos da inovação e identificar oportunidades de melhoria e novos desenvolvimentos.
RETIRAR
Retirar a solução do mercado e dar-lhe destinação final. Fim do ciclo de vida do produto/serviço/processo.